sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

TEMPO

 Do meu texto Indigestão de maio: "Queria escrever que não sei se o tempo existe. Eu acho que não. Não sei, na verdade. E não to falando de horas, minutos e segundos. Isso eu já sei que não existe."

Vou falar o meio que óbvio, mas hoje eu vi tudo mais claro na minha frente. Veja bem, é bem madrugada e tamo todo mundo voltando de festa:

OK, to voltando de uma festa (já disse isso). Tomei bastante cerveja e tequila. Mas não consegui aproveitar minha festa direito. Fiquei pensando bastante em um assunto (hahahahaha, que exagero).

Tudo começou quando o Paluza disse que ele achava que o lugar em que a gente tava era maior da última vez que ele tava lá. Isso porque da última vez ele tava bem bêbado. Isso fez com que eu pensasse no assunto. É verdade. Quando estamos bêbados percebemos o nosso espaço físico maior. Talvez seja por isso que nos batemos tanto e perdemos a noção de espaço quando alcoolizados. Paluza gênio.

Da mesma forma, sob efeito de bebidas, a nossa percepção de tempo também muda bastante. Pelo menos para mim e para a  maioria das pessoas, ao beber, o tempo passa infinitamente mais rápido. Tem festas que acabam em 10 minutos, por exemplo, quando lembro no outro dia.

Ao analisar esses fatos, pensei que a que era possível mudar a nossa percepção de espaço e tempo. E fiquei com isso na cabeça. Lembrei da fórmula Velocidade = distância/tempo.
Se a distância aumenta e o tempo diminui, logo a velocidade fica constante. Portanto a velocidade seria a variável que rege o nosso mundo.

Entretanto isso não me satisfez. Com a ajuda do Cesar, percebi que com álcool no nosso cerébro a gente percebe tudo mais lento. Então a velocidade não poderia ser constante, pois a gente percebe coisas como o luzes piscantes ou "strobes" com uma velocidade diferente, uma velocidade menor. Isso me incomodou um pouco... Não só o fato da velocidade ser menor, mas também o fato de que aquela luz branca naquele intenso acende/apaga/acende/apaga quase me cegou.

Mas todos tem que concordar que quando bêbados a nossa percepção de espaco aumenta de uma forma diferente do que diminui nossa percepção de tempo. Por exemplo, se a percepção de espaço é "X", o nosso espaço aumenta pra 2x. Entretanto, se a nossa percepção de tempo é "Y", ela diminuiu pra Y/10. A percepção de tempo diminui numa proporção maior do que o aumento do espaço. Enquanto a festa resumiu-se a 10 minutos o ambiente físico dela havia aumentado não mais que 7 metros quadrados (não sei fazer o "m" com 2 em cima nesse teclado)

Deste modo, através de uma complexa manobra matemática, poderíamos isolar o T na fórmula mágica anterior. A fórmula "certa' seria T = D/V, pois. O que muda na gente é a percepção da velocidade. Quando a nossa percepção de velocidade diminui, o tempo também diminui e o espaço aumenta. Quando nossa percepção de velocidade aumenta, a duração do tempo aumenta e o nosso espaço diminui.


Mas qual velocidade seria essa já que velocidade precisa de um referencial? Não, sei. Talvez seja a velocidade da luz. Pessoas mais inteligentes e que conhecem sobre o assunto poderiam me responder.

De qualquer forma, o que importa para mim é o fato de que eu, e nós, podemos controlar o tempo. O tempo não existe da forma que o imaginamos. É apenas uma concepção. E podemos alterá-la!!! Basta alterar a nossa percepção da velocidade da luz... Porém, minha ignorância não permite dizer com quais meios podemos fazer isso aleém do já citado anteriormente =/

---

Master of the obvious?!
Sim, são quase 6h da manhã e to voltando de uma festa forte. Esqueça tudo isso!!!
Apaga isso, queima ele, jesus!
Vamos dormir

Nenhum comentário:

Postar um comentário