domingo, 28 de novembro de 2010

Delfin is Different

Grande parte da minha vida aqui em Dublin é preenchida pelo meu curso de inglês, então nada mais justo do que falar um pouco sobre a nosssa escola, a Delfin. Para começar, Delfin não é uma palavra em inglês, mas sim do vocabulário espanhol. Significa golfinho (meigo, não?!). Bom, talvez essa preferencia do diretor pela língua espanhola seja a responsável pelo incrível número de alunos vindos daquele país. Isso pode ser visto como um ponto negativo, pois - como eu já disse noutra oportunidade - o sotaque deles é, no mínimo, irritante. Porém, creio que se a maioria dos alunos fosse formada por outros brasileiros - como ocorre em diversas escolas de inglês aqui -, daí sim eu iria ficar decepcionado. Viajar 16 horas de avião para estudar numa escola lotada de pessoas do mesmo país? Não soa ser uma experiência muito emocionante... Portanto, "Viva España!"

Sobre a aula em si eu não tenho nada a reclamar. Apesar de já ter vindo para cá com uma boa bagagem e experiência da língua, toda semana eu aprendo muita coisa nova, especialmente em termos de vocabulário. Claro que algumas das novas palavras são um tanto quanto inúteis e provavelmente eu nunca vou usá-las e com o tempo serão apagadas da minha memória pra dar espaço pra coisas mais proveitosas. É o caso de Chiropractor, que traduzindo seria o nosso famoso "quiropraxista". Bom, com certeza a culpa é minha e eu sou muito alienado, mas eu não sabia da existência dessa palavra/profissão até semana passada. E, mais importante, não sabia que inclusive a Unisinos possui um curso de Quiropraxia (informações obtidas com o Vico)! Agora estou muito curioso pra conhecer um quiropraxista pessoalmente...  Enfim, esse exemplo também demonstra o quão frustante é quando a pessoa não sabe o significado da palavra em inglês e pede ajuda pro dicionário. Só que ao olhar a tradução do dicionário ela também não compreende o termo em português! É um excelente modo de conhecer a frustração um pouco mais de perto.

Agora o que realmente faz da Delfin diferente não são as boas aulas, boa estrutura, colegas do mundo inteiro, etc. O que eu acho mais legal são os funcionários, o diretor e as atividades extra-classes. Não raro são realizadas festas no próprio prédio da escola, com a presença de todos alunos e de todo staff. Todo mundo alegremente alterado e feliz. O diretor principalmente; geralmente ele merece o troféu etílico da noite. Essa relação de amizade entre todos é que faz da Delfin diferente, sem nenhum rastro de autoridade ou algo do tipo (meigo de novo, não?!).

O ápice da "legalzice" da Delfin foi durante essas duas últimas semanas, quando os professores começaram a distribuir "Delfin Dollars" para quem tivesse um bom rendimetno nas aulas. Essas estalecas poderiam ser trocadas por cerveja na última festa da escola que ocorreu em um pub! É um sistema revolucionário e digno de um estudo aprofundado. Creio que a adoção de tal medida por todas as instituições de ensino iria contribuir para um aprendizado de maior qualidade por parte do aluno. Estudaríamos por prazer! Não é lindo?! Não bastasse essa caridade do diretor, no dia da festa ele deve ter gasto uns bons 500 euros apenas por pagar diversas cevas pra todo mundo que quisesse e depois ele ainda foi pra outra festa com a galera. Ah, esqueci de mencionar o nome dele. É Gareth o nome da figura. Grande exemplo de pessoa. Admiro.

---

Esse foi um breve resumo sobre como é a nossa escola de inglês aqui em Dublin. Para maiores informações vocês podem acessar a entrevista que o Cesar e o Vicente fizeram para um blog. Porém, tenham cuidado na leitura. Interpretações equivocadas já renderam discussões internacionais. Segue o link: http://www.vidanairlanda.com/2010/10/estudar-na-irlanda-delfin-english-school.html







Um comentário: